Investimento em marketing de influência pode ser a sua estratégia ideal
Selecionar o influenciador digital certo, ou grupo de influenciadores, conhecido como squad de marca, é um desafio. São muitas opções de métricas a disposição: engajamento, número de seguidores, curtidas, envios…
Qual é o melhor indicador para o sucesso de uma campanha de marketing de influência?
A resposta é simples: depende! O marketing de influência vai muito além dos KPIs nas redes sociais. Ao selecionar um influenciador, você está escolhendo um porta-voz para sua marca.
Além do digital
Sim, em campanhas de marketing de influência os canais de comunicação podem ir além do digital.
Por exemplo, uma celebridade pode proporcionar uma exposição orgânica significativa, conhecida como earned media. Nesse caso, combinar a campanha com um press release pode ser uma estratégia poderosa.
Ao selecionar criadores de conteúdo para uma campanha é importante pensar que tipo de conteúdo pode surgir da parceria. Pense: veículos de mídia se interessam pela personalidade? Que tipo de gancho pode ser construído para ir além?
Associar o uso do produto ou do serviço a uma celebridade colabora nos esforços de relações públicas como um todo. A chave aqui é a credibilidade do influencer – afinal, ele ou ela vai chancelar o que você vende.
Mais com menos
Se o orçamento é menor e contratar uma celebridade não é possível, o foco será em influencers menores. Para isso, é importante conhecer bem o nicho que você deseja atingir.
O primeiro passo para uma campanha com influenciadores bem-sucedida é alinhar as mensagens de marca com o que o produtor de conteúdo representa.
Os resultados podem surpreender. A taxa de engajamento médio do perfil pode ser superada por uma simples estratégia. Postagens que conversem diretamente com o público do creator tendem a ter maior engajamento.
Alt Conhecer a fundo o nicho pode gerar melhores resultados
Marketing de influência é uma via de mão-dupla. O que a marca quer precisa convergir com o que os seguidores buscam. Falar só sobre produto, esquecendo o institucional, nem sempre é o caminho.
Por isso, avalie a fundo. Que tipo de conteúdo seguidores do nicho consome? O que engaja com eles? Quem são os influenciadores que produzem esse tipo de narrativa?
Pensar nessas questões é o melhor caminho para definir nomes que garantam os melhores resultados.
Integrando a comunicação
Comunicação integrada é alinhar os objetivos de negócio com as estratégias de comunicação externas.
Para isso, temos uma série de canais e formatos que nos permitem desenhar estratégias de sucesso.
Combinar o qualitativo com o quantitativo é o que cria uma boa estratégia 360°. Dessa forma, você garante que sua marca seja bem representada e atinja os resultados esperados.
Para além das KPIs, marketing de influência é sobre associação de imagem. É preciso pensar muito além dos números para uma estratégia de sucesso.
Alt Influenciador é um porta-voz de marca
Passo a passo para escolher o influenciador ideal
Alt Como escolher o influenciador certo
Defina os objetivos da campanha
Reforçar os valores de marca, ampliar o alcance de um produto, explorar a credibilidade de uma celebridade. Todos são objetivos possíveis para uma campanha de marketing de influência. Ter claro qual é o seu objetivo será o melhor guia.
Selecione referências
Entender o que já foi produzido no mercado em temas próximos ajuda a sair do óbvio. Pesquisar o que concorrentes estão produzindo, o que jovens marcas comunicam e o que influenciadores digitais criam organicamente ajudará a definir a melhor estratégia.
Avalie números e qualidades
Engajamento é, em geral, a KPI mais olhada em campanhas de marketing de influência. Mas qual a qualidade desse engajamento? O que seguidores comentam em postagens do criador? Avalie o todo para que sua comunicação seja, de fato, 360.
Explore formatos
Não adianta contratar um influenciador digital com formatos que não conversam com os valores de marca. O tipo de conteúdo produzido é seu aliado para ajudar na escolha.
Alinhe expectativas
O alcance de micro influenciadores será diferente de uma celebridade. Entenda que tipo de campanha você está construindo e alinhe as expectativas de resultados a ela.